Se tem uma coisa que eu AMO é experimentar comidas novas, bem diferentes, de outros lugares, outros países, e assim ir descobrindo outros sabores. E o legal é que, para isso, nem sempre precisamos ir a restaurantes, viajar ou utilizar ingredientes exóticos. Nessa receita, um simples peito de frango com arroz e brócolis vira um DELICIOSO prato de inspiração tailandesa. E a culinária tailandesa é uma das minhas favoritas! Talvez porque me lembre um pouco da nossa culinária nordestina. <3
Então, se um dia você estiver com vontade de sair da rotina de feijão-com-arroz, sugiro experimentar essa receita super fácil e muito gostosa.
Ingredientes:
- 1 brócolis médio
- 1/2 xícara de arroz
- 1 peito de frango
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 300 ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa (rasas) de curry em pó
- 100 g de castanha de caju
- 2 ovos cozidos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O curry você pode colocar menos, caso prefira, e os próximos três ingredientes são opcionais, mas dão um tchan a mais para a receita:
- 1/2 pimenta dedo-de-moça
- 3 ramos de cebolinha
- 1/2 maço de coentro
Modo de preparo:
Comece cortando o peito de frango em iscas pequenas e tempere com um dente de alho, sal e pimenta-do-reino. Numa panela, esquente água com um pouco de sal e, quando já estiver fervendo, coloque o brócolis. Deixe cozinhar por 3-4 minutos, depois escorra e reserve. Pique a cebola, a pimenta (sem as sementes), o alho, a cebolinha e, grosseiramente, o coentro e as castanhas, deixando algumas inteiras. Se você gostar um pouco mais picante, não precisa tirar as sementes da pimenta.
Frite o frango em fogo médio, com um fiozinho de azeite, por uns 2 minutos. Coloque-o num prato e reserve. Na mesma panela, coloque mais 3 colheres de sopa de azeite (ou qualquer outro óleo) e refogue a cebola em fogo médio-baixo por 3 minutos. Coloque uma pitada de sal sobre a cebola, porque assim ela vai soltar mais líquido e tudo vai ficar mais gostoso. Coloque também o curry, o alho e a pimenta e refogue por mais 2 minutos. Acrescente então o leite de coco, misture um pouco, coloque o brócolis e o frango e deixe ferver levemente por mais 4 minutos. Nesse momento, prove e acerte o sal. Eu esqueci de fazer isso e tive que acertar já no prato. Por último, coloque as castanhas, o coentro e está pronto!
Ops… esqueci o arroz. Nesse meio tempo, vá preparando o arroz, que para esse prato pode ser refogado ou não. Cozinhe também os ovos. Para servir, coloque num potinho ou prato primeiro o arroz, depois o preparo de brócolis com frango ao curry e metade de um ovo cozido. É só isso! Bom apetite! :)
“Extras” sobre a receita
- Como tinha meia couve-flor encalhada na geladeira, eu cozinhei junto com o brócolis e foi tudo para a panela.
- Por essa ser a segunda vez que faço arroz desde que vim morar aqui, não tinha muita noção da quantidade e fiz uma xícara (200 g) para nós dois. Foi muita coisa! Então, para duas pessoas, acho que meia xícara é o suficiente.
- Eu sempre tive pena de jogar fora aquele talo maior do brócolis, mas também
nunca comia, por ser muito duro e fibroso. Até que recentemente eu aprendi que basta você “descascar” o talo, cortando a camada externa dele, que o “miolo” é super macio e tão suculento quanto os floretinhos! Aí é só picá-lo e cozinhar normalmente junto com o restante do brócolis. Fica uma delícia e agora eu nunca mais jogo fora.
- A couve-flor extra e o arroz mal calculado resultaram num excedente de comida que vai me
render três dias de almoço! Eeeeeee! \o/ Coloquei em três potinhos e vou congelar. É uma boa ideia também para quem trabalha fora levar de marmita. Mas se for comer direto no potinho coloque o arroz por baixo. :)
- Se não tiver castanha de caju em casa, mas tiver amendoim, acho que também deve ficar muito bom.
- O conteúdo da primeira caixa surpresa já está quase acabando! Só não tenho ideia do que fazer com o tal do nabo… Se alguém souber uma receita gostosa que leve nabo (acho difícil… hehe), me manda urgente, tá bom? Amanhã vamos lá buscar a próxima caixa. Beijos!!!
- Atualização em 28/04/2016: quando eu postei essa receita, tinha acabado de fazer pela primeira vez e já tinha adorado. Hoje, depois de já ter repetido algumas outras vezes (sempre um suscesso!), melhorei umas coisinhas que vou deixar aqui como dica. Foram ideias de uma querida amiga, a Maria Lucia. Ela comentou aqui embaixo dizendo que utilizou óleo de coco tanto para refogar o frango quanto o arroz. Então eu resolvi testar assim, fiz tudo com óleo de coco em vez do azeite e isso dá realmente um toque a mais à receita.
- Ela também utilizou pimentão vermelho em vez da pimenta dedo-de-moça. Essa é uma boa dica para quem não gosta de um ardidinho no prato. Mas como eu adoro, mantenho a pimenta! Qualquer dia vou acrescentar o pimentão também. Fica lindo.
- Outra ideia que ela deu, mas que eu ainda não testei por ser difícil de encontrar coco bom e barato na Holanda, foi fazer o leite de coco em casa, batendo no liquidificador com água e depois passando por uma peneira e espremendo o que restou com um paninho. Achei uma ótima alternativa: quanto mais natural melhor!
- E uma invenção minha da última vez que fiz, foi utilizar também gengibre (além dos outros ingredientes) para temperar o frango. Eu coloquei um pouco de gengibre em pó, mas pode ser do fresco também, raladinho. Ficou muiiiiiiiiito bom.
- Dessa vez também resolvi picar a cebola em cubinhos médios, em vez de muito pequenos. Assim eles não desaparecem no preparo e é muito gostoso sentir uns pedacinhos de cebola misturados no curry. Ficou bom demais.
Foram essas as atualizações. Beijos e espero que gostem! :)
Simplesmente PERFEITO! Vou experimentar essa receita logo logo! A sugestão para marmita eu também adorei… ☺️☺️
CurtirCurtir
Obaaa!!! Depois me conta se gostou! :)
CurtirCurtir
Adorei a receita e essa mistura de leite de coco e frango. Fica uma coisa sem igual. Só sugeriria uma coisa pra ajudar na estética do prato, que é cozinhar o brócolis no vapor, pois assim a cor e a textura ficam excelentes para esse tipo de preparação. Faça a experiência depois. Beijinhos
CurtirCurtir
Valeu pela dica, amiga! Da próxima vez vou provar assim. :) Beijos!!!
CurtirCurtir
Nunca fiz franguinho com leite de coco, mas sempre é hora de experimentar né? se vc assina em baixo deve ser bom mesmo!!! Pra comidinhas até que vc tem bom gosto mas já pra outras coisas…. nem sempre. Bjssss❤️
CurtirCurtir
Kkkkkkkk Mãe, isso pode gerar más interpretações! Esclarecendo: minha mãe acha que tenho mal gosto para filmes e músicas. Não curte nada que indico para ela. kkkkk
(Beijos, mãezinha!!! Faz o franguinho! Mas acho que o meu pai vai implicar com o curry… rsrs)
CurtirCurtir
O comentário da Sônia foi interessante né Bia?
(tipo o que …. pra outras coisas…..nem sempre)
Curiosa. kkkkkk
Receita fácil e parece saborosa.
Bjsssss
CurtirCurtir
Hahaha! Já respondi o comentário dela esclarecendo tudo! ;P
Beijinhossssss!
CurtirCurtir
Vou fazer amanhã para o almoço. Aqui a gente faz almoço e de noite come a sobra. Ainda se lembra disso? kkkkkkk
CurtirCurtir
Kkkkkkk. Verdade, Maria Lucia! Aqui é o contrário. Mas só quando sobra, o que acontece muiiiiito raramente. rsrs.
E que legal que você vai fazer!!! Depois me conta se gostaram, tá? :)
Beijos!!!
CurtirCurtir
Sugestão para o nabo (Aliás, acho que é só o que eu faço com ele, além da sopa de legumes.) Salada crua, com nabo, cenoura e maçã. Gosto de colocar rabanete também. Tudo ralado, cru. Acrescente cebolinha e salsinha picada. Na receita original, usa maionese, como não gosto, uso azeite e requeijão, ou iogurte. Espero que goste! Adorei as receitas!
CurtirCurtir
Raquel, adorei sua sugestão para o nabo!!! Pena que agora eu já jantei e perdi a chance de prová-lo cru. Mas da próxima vez vou fazer assim! Também adoro fazer molhinho com iogurte. Deve ficar uma delícia com essa salada crua.
Hoje eu acabei recorrendo ao google. Misturei algumas receitas que achei por lá e fiz um purê com metade de batata e metade de nabo (fiz com 400 g de cada). É só cozinhar os dois juntos por uns 20 minutos e depois fazer como se fosse um purê normal, colocando leite e um pouquinho de manteiga. Mas antes fervi o leite com um dentinho de alho esmagado e também incrementei com uns segredinhos da minha mãe: cebolinha picada e um pouco de queijo ralado misturados no purê. Ficou maravilhoso.
Obrigada pela dica e por comentar aqui!!
Beijos!
CurtirCurtir
Bia, fiz o frango para o almoço de hoje. Ficou uma delícia, Usei óleo de coco, que está em alta por aqui, tanto no preparo do frango como no do arroz. Dá um aroma maravilhoso, Como não uso pimenta, coloquei pimentão vermelho, ficou gostoso e bonito. Os adeptos da cozinha natural estão fazendo o leite de coco: bate-se o coco ralado no liquidificador com um pouco de água e depois de coar, espreme-se o que sobrou na peneira com um paninho. Fiz essa experiência hoje pela primeira vez, apesar de ter ficado um pouco ralo, deu sabor ao prato. Da próxima vez sairá melhor. Mesmo assim, Artur aprovou.
Seu blog está despertando meu gosto pela cozinha que anda meio adormecido, rsrsrsrs.
CurtirCurtir
Que legal, Maria Lucia!!!!! :D Adorei saber que ficou gostoso e que o blog está te animando a fazer suas delícias na cozinha. Conheço bem seu talento nessa área (além da área artística, é claro)! ;)
Também amei a dica do leite de coco! Deve ser bem mais saudável que esses industrializados. Arroz feito com óleo de coco eu já provei uma vez e fica mesmo maravilhoso! Dá um sabor todo especial. Qualquer dia vou comprar e tentar fazer o franguinho também. Deve ficar muito bom. Tenho até uma receita de uns hambúrgueres de frango, que manda grelhá-los usando óleo de coco. Eu fiz com óleo normal e já ficou ótimo. Mas com o de coco então deve ficar maravilhoso! Quero testar.
Beijinhos!!!
CurtirCurtir
Esqueci de dizer que usei o leite de coco na confecção do arroz também. ficou ótimo.
CurtirCurtir
Hummmmm já tá dando água na boca só de imaginar!
CurtirCurtir
Muito lindo seu blog, as fotos tão são ótimas. E quanto a este prato, vou testar aqui em casa também. Deve ser uma delícia.
CurtirCurtir
Obrigada, Melo e Mulkey! :) O prato fica bem gostoso, sim! Mas se quiserem uma versão vegetariana, sem o franguinho também deve ficar ótimo. Aliás, na receita original não tinha frango… eu que acrescentei. rsrsrs ;) Beijão!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hahaha ótimo, você deve ter visto então que estamos caminhando para o vegetarianismo, obrigada pela ótima dica. Você é ótima, já estou seguindo seu blog. Beijo.
CurtirCurtir
Vi sim! Adorei o seu post “Virei vegetariana. O que fazer?” rsrsrs. Muito bom! :) Beijos!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
também*
CurtirCurtir
Vou fazer essa receitinha tb!! Bia, seu blog tá muito arrasante!!! Tô amando!!
CurtirCurtir
Hahaha! Adorei o adjetivo! ;) Brigadinha, amiga! Que bom que está gostando! :) Beijão!!!
CurtirCurtir
Oi Bia, fiz agora pro almoço. Muitoooo bom!!! Delícia! Jair tb adorou!!! Vai fazer parte do nosso cardapio do mes. Saboroso o sabor picante com leite de coco. Combinação perfeita dos ingredientes!!! Bjinhossss! ❤️
CurtirCurtir
Que orgulhoooo!!!!!! Minha ídola fez minha receita!!!! :D Amei!
Beijão, mãezinha! :)
CurtirCurtir