Muffins de banana com chocolate

Fim de semana tem que ter doce! E esses muffins de banana com gotas de chocolate são muito, muito, muiiiiito gostosos!!! Combinam perfeitamente com uma tardezinha de domingo, com um café, ainda mais se você for receber visitas, como eu vou receber aqui amanhã. Só não sei se ainda vai ter muffins quando eles chegarem, porque dois já se foram e tá difícil de resistir aos que sobraram. Vamos então direto ao assunto, porque não tenho nem palavras para descrever quão fofinhos, úmidos e deliciosos ficam esses bolinhos.

Ingredientes:

  • 1/4 de xícara de leite
  • 1 ovo (em temperatura ambiente)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 6 colheres de sopa de manteiga sem sal (90g)
  • 2/3 de xícara de açúcar
  • 3 bananas bem maduras
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 80 g de chocolate meio-amargo picadinho

caixote-2-e-muffin-de-banana_23795354544_o

Modo de Preparo:

Comece derretendo a manteiga, pois ela não pode estar quente quando for misturada ao ovo, para que ele não vire ovo mexido. Pique o chocolate e reserve. Amasse as bananas até formar uma papinha e preaqueça o forno a 180°. Quando a manteiga esfriar, misture-a numa vasilha com o leite, a essência de baunilha e o ovo (tirando aquela pelinha gosmenta que envolve a gema, para não ficar com cheiro forte). Bata muito bem essa mistura de líquidos, pois assim o muffin ficará ainda mais fofinho.

Adicione o açúcar e misture. Acrescente as bananas amassadas e misture de novo, até ficar homogêneo. Depois, peneirando-os, acrescente a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio. Misture levemente com uma espátula ou fouet, sem bater. A massa fica bem grossa e pesada. Não se assuste. É para ficar assim mesmo.

caixote-2-e-muffin-de-banana_24341068111_o

Adicione o chocolate picadinho, misture mais um pouco, transfira com uma colher a massa para as forminhas e está pronto! Só uma dica: antes de misturar o chocolate, separe alguns pedacinhos para colocar por cima, enfiando um pouquinho na massa, só para ficar mais bonito. Mas deixe só uma pontinha de fora, bem pequena, senão depois que o chocolate derrete vira um borrão sobre o bolinho. kkkk. Aconteceu comigo da primeira vez. E não encha totalmente as forminhas. Deixe uns dois dedos livres acima da massa, para que ela não transborde quando crescer.

Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, mas fique de olho! Assim que eles ficarem douradinhos e um cheiro maravilhoso de baunilha começar a invadir toda a casa, é porque estão prontos. Só para ter certeza, espete um palito no meio de um deles e veja se saiu sequinho. No meu forno, 20 minutos são suficientes. Pode comer quentinhos ou esperar esfriar. Mas sempre acho difícil essa segunda opção. Fica bom demais!!!

caixote-2-e-muffin-de-banana_24397305276_o

“Extras” sobre a receita

  • Se você não tiver essas forminhas de papel, pode fazer untando com manteiga e farinha. Aquelas forminhas de metal individuais também servem. Essa receita dá exatamente para 12 bolinhos.
  • Quando eu faço só para mim e para o Jan, sempre acaba sobrando alguns. Deixando abertos, fora da geladeira, eles continuam gostosos por uns 3 dias. Ou então eu congelo logo os restantes, para ter prontos quando der vontade outras vezes. Aí, para comer, é só deixar degelando até chegar à temperatura ambiente, ou dar uma aquecidinha rápida no microondas.
  • Eu faço com chocolate meio-amargo (70% cacau), porque é o que eu mais gosto. Mas é claro que você pode fazer com o chocolate que quiser.
  • Quanto ao bicarbonato de sódio, eu acho que ele é importante para essa receita. Minha mãe já tentou duas vezes fazer sem ele, mas os muffins não ficam tão fofinhos e furadinhos como esses. Ficam gostosos também, é claro, mas menos fofinhos. Na receita em que me baseei para essa, do site Receitas de Minuto, eu li que o bicarbonato realça o sabor e ajuda no crescimento da massa. Segundo minha mãe, é fácil de encontrar nos supermercados, em saquinhos como os de tempero. E deve ser barato. Tudo pela fofurice dos bolinhos! \o/

caixote-2-e-muffin-de-banana_24315265972_o

Espero que gostem! Beijos!

Anúncios

12 comentários sobre “Muffins de banana com chocolate

  1. Verônica Castro disse:

    Amiga, nunca tinha feito muffins. Vou até comprar a forma apropriada, pois comi já com as palavras e com as fotos esses muffins. Diga-me uma coisa: a que temperatura usou pra prepará-los? E quanto ao uso do bicabornato tem essa finalidade, mas ele não deve ser retirado ou substituído totalmente pelo fermento, pois ele atua mais rápido do que o fermento e essa preparação. Pelo tempo de cocção ser pequeno, o uso dele é essencial para garantir que a massa fique fofinha. O fermento não deve também ser retirado, pois ele garante que não fique um gosto metalizado que normalmente o bicabornato, isoladamente, provoca nas preparações. O fermento é um coadjuvante nesse caso, pois tem um componente ácido. Ele poderá ser excluído se você substituir a banana pela laranja ou qualquer outra fruta ácida, pois o ácido “apaga” esse gosto metalizado deixado pelo bicabornato.

    Curtir

    • diariodeprato disse:

      Caramba, amiga!!! Vou te contratar para ser a assessora química e nutricional aqui do blog! Rsrs. Adorei a explicação da nutricionista!!! :D Nada de usar só o fermento então. :)
      A temperatura do forno é 180°.
      Obrigada pelo esclarecimento! :)
      Beijinhos!

      Curtir

  2. jezielmedeiros disse:

    Estes serão os próximos aqui em casa! Que “cara” bonitas eles tem. O chocolate tem ser do bem amargo com certeza. Continua mandando estas coisas deliciosas pra nós! E manda o do repolho com maça também!

    Curtir

    • diariodeprato disse:

      E eles não são só “uma carinha bonita”. kkkk.
      Legal que vocês estão gostando, dindo. E provando!!! :D
      O repolho com maçã depois eu te mando, caso queira mesmo arriscar. rsrsrs. (Brincadeira, não é ruim, não. Só não é maravilhoso.) Beijos!

      Curtir

  3. Laurita disse:

    Bia, realmente estamos admirados com seu dom na culinária.
    Esses muffins assim que der farei, espero que fiquem lindos e tão bons quanto os seus.
    Terei que comprar as forminhas, pois ainda não tenho.
    Já fiz uma vez uma receita, mas era grandeeeeee, em tabuleiro redondo, ficava muito bom também.
    E as fotos parecem feitas por profissional.
    Parabéns afilhada.
    Bjs

    Curtir

  4. Isa Vichi disse:

    Bia do céu que delicia!! To quase lambendo a tela do computador!! :)
    To de olho em várias receitinhas do blog e com certeza vou passar horas por aqui! Simplesmente AMO blog de receitas e o seu é lindo e tudo feito com muito carinho! Amei! Ainda bem que vc se apresentou pra mim, pq não fez isso ante, garota?? hahah Bjo grande pra vc! Isa – LidoLendo.

    Curtir

    • diariodeprato disse:

      Nossa, Isa, que legal você por aqui!!!!! :D E que ótimo que está gostando do blog! Ele é novinho, tá completando hoje duas semanas, mas estou bem empolgada e cheia de ideias de receitinhas gostosas para compartilhar. :)
      E é verdade, eu deveria ter me apresentado antes. Já acompanho o seu canal há taaaaanto tempo que parece até que te conheço pessoalmente! hahaha. Ainda mais agora com o snap! ;)
      Obrigada pelo carinho e por seguir o blog! Adorei! Beijão para você!

      Curtir

  5. Ilna de jorge disse:

    Beatriz vou fazer e depois te marco , adoro como você explica as receitas !! Só uma coisinha vou fazer em forminhas de silicone , será que tem algum problema !? Beijos querida

    Curtir

    • diariodeprato disse:

      Ilna, querida!! Muito obrigada pela visita e pelo elogio! Eu também adoro ver suas receitinhas, suas mesas lindas e tudo o mais! :) Acho que não tem problema fazer nas forminhas de silicone, não. É só não enchê-las completamente, deixando sempre uns dois dedinhos para os muffins poderem crescer sem derramar a massa. Quando fizer me conta! :) Beijão!!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s