Caixa Surpresa n°3 – e o que foi feito da n° 2

Quando escrevi sobre a primeira caixa, eu disse que não veio tanta coisa quanto esperávamos. Mas agora, indo para a terceira, vejo que o que parecia pouco não era. A quantidade de alimentos de cada caixa tem sido mais do que suficiente para nós dois comermos por uma semana. Até porque sempre tem um dia ou outro em que se prefere fazer um lanche rápido ou comer algo mais prático – e nada saudável. Quem acompanha o DDP (nova sigla rsrs) no Instagram sabe. Postei esses dias um belo croquete com fritas, que foi a nossa janta.

Mas voltando às caixas, estamos adorando a diversidade que esse novo sistema trouxe para a nossa alimentação. Eu nunca compraria no supermercado batata yacon, por exemplo, pelo simples fato de que não conhecia e não saberia o que fazer com ela. Isso SE encontrássemos para vender. Mas quando esses vegetais vem até a gente, somos “obrigados” a provar e assim passamos a conhecer. E isso é muito legal! Sem falar na consequente diversidade nutricional também.

Na caixa dessa semana, não veio nada que eu não conhecesse, mas vieram coisas que não costumo comprar, como o aipo (ou salsão) e beterrabas. Veio também couve-flor, cebolas, boerenkool (aquela couve crespinha que já mencionei no post sobre a primeira caixa) e zuurkool, que é o famoso “chucrute” – um repolho em conserva que tem um gosto meio azedinho, típico da culinária alemã. Eu adoro. Aqui come-se na maioria das vezes com purê de batatas e um tipo de salsicha bem gostosa. Só achei estranho porque eu pensei que nas caixas só viriam vegetais em sua “forma natural”, então fiquei um pouco surpresa quando vi um pacotinho plástico azul com o tal do chucrute. Bem, pelo menos na embalagem diz que o repolho é orgânico. Achei um vídeo bem interessante no Youtube que mostra como fazer chucrute. Eu sabia que era repolho fermentado, mas não tinha a menor ideia de como fazer. Se alguém tiver curiosidade, é só clicar aqui.

usei essa

Sobre a caixa passada

Os legumes e verduras da caixa passada estavam deliciosos, mas só um deles virou um prato que ganhou post especial aqui no blog: foi a cenoura. De qualquer forma, vou citar aqui resumidamente o que fiz com os outros.

  • Batata yacon, veldsla e alfafa – Viraram várias saladinhas, em combinações diversas com outras coisas. Eu AMEI essa batata! Ela é bem docinha (mas nada a ver com
    batata doce, está mais para maçã), tem textura de rabanete e comemos crua, cortada em fatias finas. Fica muito gostosa nas saladas ou até pura. Mas ela escurece rápido.
  • Couve-de-bruxelas – Dei uma aferventada rápida nas couvezinhas cortadas ao meio e depois as assei no forno com nozes, pedacinhos de queijo brie e um pouco de mel por cima. Delícia.
  • Maçãs – Uma eu comi e as outras duas ainda estão na fruteira. Bem azedinha. O Jan disse que esse tipo é mais usado para fazer tortas ou em preparações salgadas.
  • Repolho-roxo – Fiz refogado com bastante cebola e salsão (já dessa terceira caixa), até que ele murchasse um pouco. Depois misturei com uma xícara de quinoa que cozinhei numa outra panela, tomates-cereja, cebolinha, rodelas de batata yacon e queijo feta. Ficou boa a salada, mas meio seca. Sobrou um pouco e, para comer hoje no almoço, misturei maionese. Aí sim ficou deliciosa! A gente tenta ser saudável, mas não tem nada que uma boa dose de gordice não resolva… rsrs. Vou colocar as fotos aqui embaixo, na ordem em que citei (exceto as maçãs).

 

E abaixo me despeço com uma singela homenagem ao pintor Munch e sua obra O Grito:

img_20160123_000527_24191700939_o

Ah, ficou parecido, vai… ;) Beijos!

Anúncios

6 comentários sobre “Caixa Surpresa n°3 – e o que foi feito da n° 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s