Torta rústica de ratatouille

Essa torta eu não fiz essa semana – já tem um tempinho – mas amo TANTO essa receita que resolvi postar mesmo assim. Ela fica lindíssima e, acima de tudo, deliciosa! Ratatouille por si só já é gostoso: uma mistura de legumes assados com azeite e algumas ervinhas, de que só o cheiro já dá água na boca. Ainda mais se tudo isso estiver dentro de uma massa fininha, leve, super crocante… Fica irresistível.

Ingredientes para a massa:

  • 1 ovo em temperatura ambiente
  • 100 g de manteiga gelada
  • 1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • sal a gosto

Ingredientes para o recheio:

  • 1 berinjela pequena
  • 1 abobrinha média
  • 3/4 de xícara de tomate-cereja
  • 1 alho-poró (só o talo, sem as folhas verdes)
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 cebola média
  • 4 dentes de alho
  • 1/2 xícara de cogumelos-paris fatiados (opcional)
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 2 ramos de tomilho fresco
  • 2 ramos de alecrim fresco
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 gema misturada a 1 colher de chá de água para pincelar

Modo de preparo:

Comece misturando numa tigela a farinha e o sal. Corte a manteiga ainda bem gelada em cubinhos e vá misturando-os com a farinha usando as pontas dos dedos, até que se forme uma farofinha. Mas tente não dissolver completamente a manteiga. É bom que ainda fiquem uns pedacinhos inteiros, pois assim a massa fica bem crocante.

Acrescente o ovo e vá misturando e amassando somente até formar uma bola homogênea. Não precisa trabalhar muito a massa. Envolva com um papel filme e deixe na geladeira por pelo menos uma hora. Mas também pode deixar até o dia seguinte. Quando eu fiz, coloquei exatamente a quantidade de sal (1 colher de chá) que estava na receita original, do site da GNT (Rita Lobo), mas a massa ficou extremamente salgada e tive então que dobrar todos os ingredientes, para equilibrar o sal. Assim, acabaram saindo duas massas de uma vez e uma delas eu deixei por dois dias na geladeira, para fazer outra torta. E valeu a pena. Deveria ter feito quatro. rsrs.

Enquanto a massa descansa, prepare o recheio. Preaqueça o forno a 220°. Corte a berinjela em fatias de mais ou menos 1 cm de espessura e, caso ela seja muito grande, corte as fatias ao meio. Deixe-as de molho numa vasilha com água e sal enquanto pica os outros legumes. Segundo a Rita Lobo, isso faz com que ela fique menos amarga, mas não sei se é realmente necessário. Fatie a abobrinha da mesma forma que a berinjela. Corte os tomates-cereja ao meio e o alho-poró em fatias finas. Corte o pimentão em cubos não tão pequenos. Descasque os dentes de alho e a cebola e corte-a em 4 partes, sem retirar as extremidades.

Retire a berinjela da água e distribua numa assadeira grande, regando com 2 colheres de sopa de azeite. Leve para assar por 15 minutos, depois retire a assadeira do forno, acrescente os outros legumes, sal, pimenta-do-reino, regue com o restante do azeite e misture tudo delicadamente.

forno

Leve para assar novamente por 30 minutos. Quando estiver mais ou menos na metade do tempo, já retire a massa da geladeira. Completando o tempo, retire os legumes do forno, acrescente o tomilho e o alecrim (só as folhinhas) e misture delicadamente. Abaixe a temperatura para 180°.

Para a montagem, eu usei uma forma de fundo removível com 24 cm de diâmetro. Mas acredito que também dê certo num pirex redondo. Polvilhe uma bancada com farinha e abra a massa com a ajuda de um rolo, tentando deixá-la num formato arredondado e até que ela fique aproximadamente com meio centímetro de espessura. A minha ficou meio quadrada, mas tudo bem.

20141204_183201

Com a fôrma ainda desmontada, transfira a massa para o fundo da forma, cobrindo-o com ela, de modo que ele fique no centro e sobrem umas abas de massa ao redor. No caso do pirex, eu nunca tentei, mas acho que dá para fazer mais ou menos do mesmo jeito, sendo que as abas ficarão um pouco penduradas para fora, de modo irregular (sem apertá-la contra as paredes do pirex). Uma maneira mais fácil de fazer essa “transferência” da massa, é enrolando-a de volta no rolo (mas sem pressionar) e desenrolando-a sobre o fundo da fôrma. Assim não tem erro. Depois, coloque os legumes sobre a massa, bem no centro, e vá dobrando as bordas por cima, de forma bem irregular. É isso que vai dar uma cara de torta “rústica”. Monte as laterais da fôrma.

20141204_184135

Num potinho, misture a gema a uma colher de chá de água e pincele a massa. Leve para assar por 45 minutos, ou até que fique dourada. Pode ser servida quente ou em temperatura ambiente. Fica maravilhosa de qualquer jeito.

Tá, eu sei que essa é uma receita um pouquinho demorada, mas difícil ela não é! E garanto que o resultado vale cada segundo gasto na preparação. Vá com tempo para cozinha, numa tarde para relaxar, e divirta-se preparando essa delícia.

original

Beijos e espero que gostem! :)

 

 

 

Anúncios

16 comentários sobre “Torta rústica de ratatouille

  1. Laurita Medeiros disse:

    Que linda. Deve ficar maravilhosa. Amo todos os ingredientes. Só não tenho ainda a forma removível. Vou providenciar. Rs. Enquanto isso vou de pirex mesmo q já deu certo na outra. Bjssss

    Curtir

    • diariodeprato disse:

      Ah tá!!!! kkkkkkk! Nem lembrei dele. :P (Também não vi o filme, mas agora pesquisando no Google deu até vontade de ver. rsrs. Deve ser muito legal.)
      É que na verdade o filme que se apropriou do nome da receita, “ratatouille”, fazendo uma brincadeira com o fato de o ratinho, que mora em Paris, sonhar em se tornar chef de cozinha. E como ratatouille é uma receita típica francesa, da região da Provença, acho que por isso deram esse nome à animação. Vou assistir! :D
      E é verdade, eu deveria ter comentado isso no post! Nem lembrei :(
      Beijos!!!

      Curtir

    • diariodeprato disse:

      Oi Lilica!!! Que bom saber que você gosta da receita e que já fez várias vezes!! :D Obrigada por ter vindo aqui nos comentários me contar. Adorei! :) E olha a coincidência: ontem eu também entrei aqui só para olhar os ingredientes e tempo de forno dessa receita, e quando eu abri o blog seu comentário tinha acabado de chegar! rsrs. Mas ontem eu estava com pressa e comemos só os legumes assados no forno, não fiz a massa dessa vez. Fica bem mais sem graça do que a torta completa, mas até que também ficou bom. :) Beijos!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s