Crumble de maçã

Pensa numa combinação de muito fácil, com muito gostoso, com poucos ingredientes. É esse crumble de maçã. ❤ Um potinho cheio de maçãs picadas, açúcar e canela, coberto com uma farofinha crocante e servido com chantilly ou uma bola de sorvete de creme. É isso. Nem tem muito o que explicar sobre essa delícia, mas vamos lá!

Ingredientes

  • 2 maçãs grandes
  • 2 colheres de sopa de uvas-passas
  • 1 colher de chá de canela
  • 1/4 de xícara de acúcar
  • 1/4 de xícara (bem cheia) de manteiga sem sal gelada
  • 2/3 de xícara de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 220°. Unte com manteiga 4 ramequins (potinhos pequenos de cerâmica que podem ir ao forno) ou um pirex não muito grande, caso não queira fazer porções individuais. Pique as maçãs em pedacinhos pequenos, coloque numa vasilha e misture com as passas, uma colher de sopa de açúcar e a canela. Distribua essa mistura nos ramequins ou coloque no pirex.

Num outro recipiente, misture a farinha, o restante do açúcar e a manteiga gelada, pressionando com as pontas dos dedos, até que se forme uma farofinha. Mas não dissolva tudo completamente. É bom que fiquem umas bolotinhas, uns pedacinhos inteiros, pois isso vai deixar o crumble bonito e bem crocante. Com uma colher, salpique uma generosa camada dessa farofinha por sobre as maçãs e deixe, sem pressionar.

crumble-de-ma_24243677479_o (2)

Então é só levar ao forno por aproximadamente 35 minutos, ou até que fique bem douradinhos. Retire então do forno, deixe descansar um pouco e sirva ainda morno. Pode ser acompanhado de chantilly ou com uma linda bola de sorvete de creme ao lado. Hummmmm. Deu vontade de provar também essa segunda opção, já que eu fiz com a primeira.

Extras sobre a receita

  • Eu usei uma maçã grande e uma média (da caixa n°2) e isso rendeu esses dois potinhos e mais um outro, um pouco maior que esses.
  • Pode ser feito também com outras frutas carnudas, como pêssegos, ameixas, bananas, peras, amoras etc. Deve ficar muito bom também.
  • A quantidade de açúcar que você deve misturar às frutas depende de quão doce elas sejam. No caso da banana, por exemplo, eu não colocaria açúcar, mas as minhas maçãs estavam bem azedinhas e eu coloquei um pouco mais de uma colher de sopa.
  • Curiosidade: Os crumbles surgiram na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes suficientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Então criou-se esta versão em que a torta é apenas coberta com essa mistura. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade. (Fonte: Wikipédia)

crumble-de-ma_23983301494_o (2)

É isso. Beijos e espero que gostem! :)

Anúncios

17 comentários sobre “Crumble de maçã

  1. Sônia disse:

    Delíciaaaa! 😋 Muito bom e simples de fazer. Adorei! Se tiver umas maças ou bananas em casa, que quase todo mundo tem, rapidinho se prepara uma sobremesa ou acompanhamento pro chá da tarde. Estava saboreando uma morninha e bem crocante agora vendo tv num friozinho gostoso tb. Maravilhosa!!!! Bjs! 😍

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s