Cheesecake ❤

Fiz esse cheesecake para o Natal me sentindo um pouco insegura, pois, pesquisando por receitas, fui vendo que as pessoas testam várias antes de chegar à sua preferida. Como essa foi a minha primeira, não estava levando muita fé. Mas ficou tãooooo incrivelmente GOSTOSA, que não tenho vontade de tentar fazer nenhuma outra! Acho que deu certo, porque foi meio que a junção de várias “preferidas”. :)

Existem inúmeras variações de cheesecake: alguns vão ao forno, outros direto para a geladeira, em alguns vai iogurte, em outros ricota, gelatina, cottage etc. Como eu queria um cheesecake o mais próximo possível da receita tradicional, que eu AMO, optei então por fazer o assado e com cream cheese no recheio. Mas, apesar de ir ao forno e depois ter que esperar gelar, o preparo é super rápido e fácil!

Ingredientes

  • 200 g de biscoito maisena ou aquele da vaquinha
  • 100 g de manteiga gelada cortada em cubos
  • 600 g de cream cheese
  • 150 g de açúcar refinado
  • 3 ovos (sem aquela membrana que envolve a gema, para não ficar com cheiro de ovo)
  • 1/2 colher de sopa de essência de baunilha
  • Suco de 1/2 limão

Modo de preparo

Comece tirando o cream cheese, o limão e os ovos da geladeira, pois eles têm que estar em temperatura ambiente. Preaqueça o forno a 180°. Processe o biscoito no multiprocessador ou bata no liquidificador. Enquanto bate, vá adicionando os cubinhos de manteiga, até formar uma farofinha com consistência de areia molhada.

Com essa farofinha, cubra o fundo de uma fôrma de aro removível pressionando com os dedos ou utilizando o fundo de um copo para ir deixando tudo bem compacto e achatadinho. Se sobrar massa depois de cobrir todo o fundo, você pode cobrir as laterais também um pouquinho, caso queira. Eu fiz assim, porque adoro essa massinha, mas o cheesecake “oficial” só tem massa no fundo.

Leve ao forno por 10 minutos, tire e deixe esfriar um pouco enquanto prepara o creme. Se você encostar o dedo na massa logo depois de tirá-la do forno e perceber que ela está mole, não precisa se desesperar e ligar correndo o Skype para a sua mãe te salvar. A massa vai endurecer de novo quando esfriar. Experiência própria.

Para fazer o recheio, bata o cream cheese na batedeira por mais ou menos 5 minutos, até que ele esteja bem leve e sem nenhum gruminho. Vá raspando as laterais do recipiente de vez em quando para que não fique nada de fora.

Acrescente o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Acrescente os ovos, um de cada vez, batendo um pouquinho entre um e outro, só até incorporá-los. Coloque a essência de baunilha e o suco do limão e bata por mais alguns segundos.

Despeje esse creme – que fica meio líquido – sobre a massa e leve para assar por uma hora em banho maria. Confesso que quando eu li “banho maria” na receita fiquei com um pouco de medo, pois nunca tinha feito um e achava que fosse algo difícil. Mas não é, não. Seguindo esses passos vai dar tudo certo: esquente um pouco de água numa 20151224_165109chaleira sem deixar ferver; envolva com papel alumínio a base da fôrma que está com a massa (como na foto ao lado) para que não haja risco de entrar água; coloque essa fôrma dentr
o de uma um pouco maior e coloque-as no forno; com cuidado, coloque a água da chaleira na fôrma maior, mas sem deixar ultrapassar a altura do papel alumínio. É isso. Feche o forno e deixe assar por mais ou menos uma hora e meia, mas confira de vez em quando para ver ser ainda tem água na fôrma maior. Se já tiver evaporado, coloque mais um pouco. Isso é importante para que o cheesecake fique bem cremoso e macio.

Depois desse tempo de forno, você vai perceber que o recheio já está consistente, mas se você sacudir um pouquinho a fôrma, ele ainda balança no centro, onde vai estar meio molinho. É para ficar assim mesmo. Está pronto! Teoricamen20151224_184551te, o ideal é desligar o forno e deixar o cheesecake esfriar dentro dele, colocando uma colher de pau atravessada para manter a porta do forno semi-aberta. Isso seria para ele não rachar. Eu não fiz isso e ele rachou. Formou-se um grande “Y” no meio. Mas como no nosso verão brasileiro, o lado de fora do forno é quase tão quente quanto o lado de dentro, acho que não vai ter problema deixá-lo esfriar sobre o fogão, ou em qualquer outro lugar na cozinha.

Quando não estiver mais quente, coloque-o na geladeira e deixe gelar por pelo menos 4 horas. Mas fica muiiiiito mais gostoso no dia seguinte! Quando for servir, cubra o cheesecake com uma geleia de frutas vermelhas bem gostosa. De preferência uma que seja meio azedinha. Você pode fazer a sua própria geleia ou comprar pronta. Eu queria ter feito a minha, mas devido à correria da véspera de Natal, acabei comprando pronta. Enfim, seja qual for a cobertura, tenho certeza de que o resultado vai ser maravilhoso!

cheesecake (2)

Extras sobre a receita

  • Caso você não tenha um multiprocessador nem um liquidificador, pode triturar o biscoito colocando-o dentro de um saco plástico e batendo nele com um rolo de macarrão, socador de alho, cassetete ou qualquer outra coisa que cumpra essa função. Depois é só misturar com a manteiga, nesse caso, já derretida.
  • Eu usei uma fôrma de 18 cm de diâmetro. Caso a sua seja um pouco maior, também vai dar certo, sendo que o cheesecake vai ficar um pouquinho mais baixo.
  • Você também pode dobrar essa receita. Essa quantidade eu fiz só para mim e para o Jan, mas se você for fazer para a família toda, é melhor dobrar… Até porque ninguém consegue comer uma fatia só. A nossa deu para repetir algumas vezes, por três dias. A receita inteira, com algumas pequenas diferenças, eu vi no canal Fotografando à Mesa, no Youtube. Eles são ótimos!
  • Se o cheesecake não for para muita gente, de modo que acabe na mesma hora, é melhor colocar a cobertura só no pedaço que for comer. Senão ele vai absorvendo a geleia e não fica tão bonito.
  • A cobertura pode ser do que você quiser. Já vi versões com chocolate, caramelo e até goiabada. Mas a que eu acho que mais combina é mesmo a de frutas vermelhas, pelo azedinho que contrasta com o doce do creme.
  • Os norte-americanos criaram o cheesecake (bolo de queijo) no século XX e, desde então, ele tornou-se uma espécie de bolo nacional. Esta (norte-americana) foi a versão que eu fiz, constituída por uma base de biscoitos, um recheio à base de queijo, creme e ovos, uma cobertura de fruta e assado no forno. No entanto, como eu comentei lá em cima, existem inúmeras variações da receita.
  • Desculpem a falta de fotos do “processo” e a qualidade não tão boa das que eu tenho. Como eu fiz essa receita antes de ter o blog, ainda não estava muito preocupada com isso.

Beijos e espero que gostem! :)

Anúncios

3 comentários sobre “Cheesecake ❤

  1. Melo e Mulkey disse:

    Biaaa quanta malvadeza. Eu amo “muito demais pra caramba” cheesecake de QUALQUER sabor (limão, framboesa, blueberry, strawberry enfim). Pior de tudo isso, é ler esse maravilhoso post e não poder praticá-lo, não temos forma e como não vamos morar aqui por muito tempo, estou comprando o mínimo de coisas possíveis. Daí me contento com o cheesecake do starbucks.
    Parabéns por TUUUUDO.
    Você arraza.
    Beijos.
    Vanessa Melo do blog http://meloemulkey.com/

    Curtido por 1 pessoa

  2. diariodeprato disse:

    Oi, Vanessa!!!!
    Obrigada pelo carinho!!! :D Eu também amo cheesecake de tudo quanto é sabor e agora deu vontade de fazer um de limão, como vc falou. Deve ficar deliciosa também! Por coincidência, na mesma semana em que eu fiz esse, meu marido foi comprar um café no Starbucks e eles estavam dando uns pedacinhos de cheesecake de caramelo (“amostra-grátis”). Peguei um para provar e vi que o creme tinha exatamente o mesmo sabor e textura do meu. Adorei! Foi como uma confirmação de que realmente tinha dado certo. rsrs. Só a cobertura que era completamente diferente. Bem gostosa também, mas ainda prefiro a de frutas vermelhas.
    Então deixa a receita para fazer depois que vocês se mudarem. ;)
    Ah, e desculpa ter demorado tanto para responder. Eu passei a última semana no Espírito Santo e onde eu estava a internet era horrível. Até para publicar o post demorou um tempão.
    Beijão para você e sucesso com a mudança!! :)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s