Eu sei que parece no mínimo estranho misturar melancia, queijo, manjericão, cebola e azeite numa salada, mas é aí que vem a surpresa: fica incrível! Pense num prato refrescante, leve e saboroso. É essa salada de inspiração mediterrânea. Perfeita para esses dias quentes, em que tudo que a gente quer é sombra, água fresca e algo levinho para comer. Depois de uma praia, no fim de semana, pode ser servida como entrada ou até mesmo ser o prato principal. Eu comeria o prato inteiro!
Quando fiz, comemos acompanhando aquela torta de alho-poró (já tem receita aqui no blog) e a combinação, apesar de pouco comum, ficou maravilhosa. Só que quando comecei a preparar observei alguns olhares estranhos. Meu pai torceu o nariz, minha irmã só disse “éca” e minha mãe, timidamente, tentou me animar dizendo que talvez desse certo, já que a foto no livro era bem bonita. E confesso que também achei uma mistura um tanto exótica, mas como adoro testar essas novidades, tive vontade de fazer a salada desde que a vi pela primeira vez.
É uma receita do Plenty, livro lindo de receitas vegetarianas, do meu queridinho Yotam Ottolenghi. Ainda não tem edição em português, mas espero que em breve venha a ter. Já comentei sobre esse livro em algum post por aqui e todas as receitas que já fiz dele deram certo. Não só deram certo, como ficaram deliciosas. Então eu tinha certeza de que com essa não seria diferente. E não foi mesmo. :) A “salada estranha”, “éca”, etc, desapareceu da mesa em poucos minutos! E aqueles que duvidaram foram os que mais comeram, repetiram e lamberam os beiços. Rsrs.
Já entrou para minha lista de melhores receitas de verão. E foi ótimo ter feito aqui, enquanto ainda estou no Brasil, porque as melancias estão todas docinhas e deliciosas nesta época. Lá naquele frio holandês não me apeteciam muito. A única desvantagem foi que, aqui, não achei queijo feta para comprar, como estava na receita. Queijo de cabra eu até encontrei, mas estava tão caro que desisti na mesma hora. Então colocamos um outro queijo (frescal), misturado com um pouco de ricota com sal, e também deu super certo. O segredo é usar um queijo bem salgadinho, branco, com um sabor gostoso e uma textura nem muito dura nem muito mole, que dê para despedaçar um pouco com as mãos. Segundo Ottolenghi, o que dá o tchan desta salada é a combinação da suculência doce da melancia com a cremosidade salgada do queijo. Então vamos à “complicadíssima” receita!
Ingredientes
- 700 g de melancia gelada (sem a casca)
- 280 g de queijo (qualquer um com as características que mencionei acima)
- 1/2 cebola roxa pequena
- algumas folhinhas de manjericão
- azeite de oliva
Modo de preparo
Retire a casca da melancia, corte-a em pedaços não muito pequenos e retire os caroços. Quebre o queijo com as mãos, de forma rústica, em blocos médios. Fatie a cebola em aneis beeeem fininhos. Lave o manjericão, solte as folhinhas do talo, mas deixe-as inteiras. Numa tigela, misture delicadamente (também com as mãos) todos os ingredientes e regue com azeite de oliva. Prontinho! Sirva imediatamente, para que a salada não perca o frescor. Este foi o modo de preparo mais curto do blog até o momento. :)
Extras sobre a receita
- As quantidades dos ingredientes são para 4 pessoas. Escrevi em gramas, como estava no livro, só para ficar certinho, mas é claro que dá para medir tudo de olho e aumentar e diminuir o quanto quiser.
- O queijo feta, também grafado fetta, é um queijo coalhado típico da Grécia, feito tradicionalmente com leite de cabra e de ovelha. (Fonte: Wikipédia)
- Dando uma olhada no google, me deparei com algumas outras versões da receita, que também devem ficar bem gostosas. Uma delas utilizava hortelã (no lugar do manjericão) e azeitona preta. Fiquei com vontade de experimentar essa também. Se por acaso alguém fizer com esses ingredientes, ou qualquer outra variação, depois me diz como ficou, ok? :)
É isso! Beijos e espero que gostem!
Ahhhhh vc me encheu os olhos viu rs.
Ja fiz algumas receitas refrescantes e a sua tem uma combinação bem atraente.
Parabéns pela audácia na cozinha.
Bjos
CurtirCurtir
Obrigada, Cássia!!! rsrs. Essa salada fica mesmo irresistível para os olhos nesse calor. ;)
Beijão!!! :)
CurtirCurtir
Uma delícia.
CurtirCurtir
Que bom que vc gostou, paizinho!! Ufa… rsrsrs
Bjks!
CurtirCurtir
Prato lindo, colorido e atraente, começamos a comer pelos olhos.
Bjos,
CurtirCurtir
Obrigada, Jaque!!! :)
Beijinhos!
CurtirCurtir
Provada e aprovada. Saboreamos este prato sem pressa, identificando cada sabor e a mistura de todos. Ele nos leva a recordações de lugares que já viajamos por este mundo afora.
CurtirCurtir
Que bom que vocês aprovaram!!! \o/ Melhor coisa :)
Confesso que eu estava com um medinho de vocês não gostarem… kkk
Beijosssss
CurtirCurtir
Muito lindo, saboroso e refrescante.
Aprovadíssimo.
Parabéns minha linda.
CurtirCurtir
Fiquei feliz de vocês terem gostado, linda!!! :)
Beijão!!!
CurtirCurtir
Achei a coisa mais linda o seu prato e a sua ideia.
Nunca pensei em misturar frutas com saladas. Aqui (como você já deve saber) eles colocam abacate em tudo – E eu vou lá e tiro. :D :D :D #soufresca #soudessas Acho abacate uma fruta quente, sei lá difícil de explicar kkkkk
Beijos Bia
Vanessa Melo <3
CurtirCurtir
Kkkkkkkkk E eu ia fazer a festa aí no México! Adoro essas combinações com abacate! :P
Mas a ideia dessa salada não foi minha não. Tirei de um livro. Mas tá valendo, né? ;)
Beijão pra vc!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
kkkkk que legal. Realmente você ia amar. Beijos Bia. Vanessa Melo <3
CurtirCurtir
MARAVILHOSA!!!! Eu não falei nada mas tb fui uma das que duvidou!!!! kkkk. É de tirar o chapéu!!!!! Parabéns Bia pela ousadia de sempre testar pratos exóticos. E não duvidar que vai ficar bom!!! Beijinhosss. 😍
CurtirCurtir
Hahaha! Eu sabia… :P
Obrigada, mãezinha, pelo apoio de sempre! Mesmo com as receitas exóticas… rsrs
Beijão, linda!!! <3
CurtirCurtir