Brownie saudável: um ingrediente surpresa

Assim como a salada de melancia do último post, essa receita é mais uma da série parece-estranho-mas-fica-ótimo. Todos para quem eu contei fizeram cara de nojinho, mas depois de verem o brownie pronto – ou provarem – não puderam acreditar que continha o tal ingrediente secreto. Fica simplesmente delicioso.

Ok, em se tratando de brownie, o “saudável” do título é uma palavra muito forte. Mas bem menos calórico que o tradicional, isso ele é! Principalmente se você não fizer a calda. Não leva manteiga, nem farinha, nem… Enfim, calorias é o que menos importa nessa história. O que importa é o resultado: esse brownie maravilhoso que eu fiz ontem e foi sucesso absoluto aqui em casa. Já acabou, é claro. Jan amou, visita pediu receita e eu já estou pensando em fazer de novo.

Ah, o ingrediente? Ninguém mais, ninguém menos que o nosso querido e versátil grão-de-bicoooo!!!! Eeeeeeeeeee! (aplausos)  Tá bom, chega de bobeira. Vamos ao que interessa. Antes queria só comentar que eu andava meio em dúvida se postava ou não certas receitas, só por ter um ou outro ingrediente não muito fácil de encontrar. E não estou falando de coisas caríssimas ou vegetais exóticos que só existem por aqui, mas de alguns temperinhos, ou ingredientes não tão comuns na nossa cozinha do dia-a-dia. Mas aí pensei: eu gosto tanto de conhecer e comprar coisinhas novas para aumentar minhas opções de pratos, conhecer outros ingredientes, variar mais o cardápio. Talvez outras pessoas gostem também. E no mais, quase tudo dá para ser substituído por algo que se tenha em casa. Então decidi continuar postando minhas receitinhas, independente dos ingredientes. Essa semana fiz uma pastinha (ou purê?) deliciosa de beterraba (sim, mais uma da série parece-estranho-etc-etc) e nem ia tirar fotos só porque levava zaatar, um temperinho não tão comum, mas muito gostoso e perfeito com beterraba. Depois, vendo que estava ficando uma delícia, decidi postar, sim, (em breve) e ter aqui como opção caso alguém queira, assim como eu, um dia provar.

Isso tudo foi só para dizer que essa receita leva melado de cana e óleo de coco. Prontofalei. Nada impossível de achar, mas nem sempre temos os dois esperando na despensa para virar um brownie de grão-de-bico. O melado tem a mesma consistência do mel, só que com um gostinho de caramelo. Se você não se importar de sentir um pouquinho de gosto de mel no brownie, dá para usá-lo nessa receita em vez do melado. Já o óleo de coco, acho que pode ser substituído por qualquer outro óleo vegetal que não tenha gosto forte, até porque só vai uma colher de sopa. Se alguém fizer trocando esses ingredientes, depois me conta como ficou. :)

Ingredientes

  • 1 xícara de grão-de-bico cozido e escorrido
  • 2 ovos (tirar a pelinha que envolve a gema)
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1/4 de xícara de açúcar mascavo
  • 1/4 de xícara de melado de cana
  • 1/2 xícara de cacau em pó

brownie-de-gro-de-bico_25369868360_o (2)

Modo de preparo

Na noite anterior ao dia em que você for fazer o brownie, lave bem o grão-de-bico e deixe-o de molho numa vasilha coberta com bastante água. No dia seguinte, escorra, lave mais uma vez e coloque numa panela coberta com uns 3 dedos de água acima dos grãos. Se for panela de pressão, cozinhe por uns 13 minutos depois que pegar pressão. Se for panela normal, cozinhe por mais ou menos 1h15. É importante que os grãos não fiquem nem muito moles, nem muito duros, para que o brownie fique com uma consistência boa. Depois de cozidos, separe uma xícara para a receita e deixe esfriar um pouco.

brownie-de-gro-de-bico_25578056271_o (2)

Pronto, a parte mais “difícil” já foi. Agora é só juntar todos os ingredientes, misturar um pouco com uma colher e triturar num multiprocessador, liquidificador ou com um mixer, até que fique tudo homogêneo. É importante processar muito bem, muito bem MESMO – por alguns minutos – de forma que todos os grãos se desintegrem completamente. Senão ficam aparecendo pedaços de grão-de-bico na massa depois de assado e isso não é bonito. Estraga toda a magia do negócio. rsrs. Acho que a opção do liquidificador é um pouquinho mais difícil, já que formam-se sempre aqueles bolsões de ar e a hélice fica girando no vácuo. Aí tem que ir empurrando e tal… Meio chato, mas dá. Tem uns liquidificadores super potentes em que não acontece isso. Não é o caso do meu, então usei o mixer, mas se o seu for um desses, melhor ainda.

brownie-de-gro-de-bico_25040188294_o

Preaqueça o forno a 170°, unte um pirex pequeno com óleo de coco, polvilhe com cacau em pó, despeje a massa e leve para assar por uns 15 minutos, se estiver fininho, ou um pouco mais, se você tiver duplicado a receita, ou se o seu brownie ficar um pouco mais alto que o meu, que ficou só com um dedinho de altura mais ou menos. Depois é só tirar do forno, esperar esfriar um pouquinho, jogar uma cobertura (caso queira) e aproveitar!

brownie-de-gro-de-bico_25369872910_o (2)

É bom comer ainda quentinho. Ou, se sobrar para o dia seguinte, aquecer um pouco no microondas antes de comer. Para essa caldinha, eu só derreti um pedaço de chocolate ao leite que estava encalhado aqui no armário, com uma colher de chá de óleo de coco, e depois salpiquei cacau em pó por cima. Ficou perfeita a combinação!

brownie-de-gro-de-bico_25670750015_o

Extras sobre a receita

  • Eu li que para brownies é sempre bom usar um recipiente de vidro ou cerâmica para assar – em vez de tabuleiro normal de metal – porque senão queima rápido a parte de baixo e não assa direito por dentro.
  • O pirex que eu usei é pequeno e raso. Tem uns 22 cm de diâmetro. Meu brownie ficou bem baixinho e pequeno. Para uma família de 4 pessoas é melhor dobrar a receita.
  • Eu cozinhei o pacote inteiro de grão-de-bico (500 g cru) e o que sobrou (depois de cozido o peso dobra) dividi em 3 potinhos com 300 g cada. Um dos potinhos já virou um homus maravilhoso – que depois também vou postar aqui – e os outros dois eu congelei para usar depois. Li em algum lugar (não lembro onde) que pode ficar até 3 meses no congelador.
  • Para essa receita não é bom usar grão-de-bico de latinha, pois normalmente tem sal. Se conseguir achar algum sem sal, tudo bem. Mas fresquinho é bem melhor.
  • Se você estiver num lugar com temperatura ambiente abaixo de 25°, como eu, é provável que o seu óleo de coco esteja duro, tipo uma barra de sabão de coco. Então, antes de misturar aos outros ingredientes, aqueça um pouquinho a quantidade que for usar no microondas até derreter, mas sem esquentar muito.
  • Esse brownie fica bem amarguinho. Você quase não sente o doce. Eu amo coisas amargas, gosto de café sem açúcar, não gosto de chocolate ao leite, muito menos do branco, mas mesmo assim senti necessidade de “adoçar” um pouquinho esse brownie colocando a cobertura. Deu um contraste todo especial e o resultado ficou maravilhoso. Para quem gosta, uma bola de sorvete de creme acompanhando ele ainda quentinho também pode ser uma boa ideia. Ou então simplesmente aumentar um pouquinho a quantidade de açúcar da receita. Mas acho que essas opções acima ficam ótimas. ;)
  • Ainda em tempo, faltou falar: bem que eu gostaria, mas essa receita não é invenção minha. Não sou assim tão criativa… Rsrs. Costumo citar as fontes das receitas aqui no blog, mas dessa vez eu esqueci. Eu vi num vídeo de um canal muito bom que sigo no youtube, o Gastronomismo. Depois vi em outros lugares também. Um dia eu ainda chego nesse nível de criar receitas completamente da minha cabeça. E podem estar certos de que quando esse dia chegar, vou fazer um alarde aqui! “Gente, inventei uma receiiiiiiiiiita!!!!” Kkkkkk. Igual a quando eu inventava piadas, na época da faculdade. Quem me conhece de lá deve lembrar. Sempre super engraçadas. #sqn. Rsrs. Portanto, se eu não falar nada, é porque esqueci de novo de citar a fonte. Mesmo”fonte” de receita sendo um troço tão controverso… Vamos voltar a esse assunto quando eu postar a receita do homus (de Israel? da Palestina?). E, pensando bem, só para ficar felizinha, o franguinho thai com arroz e brócolis fui eu que “inventei”, inspirada em várias outras coisas que já vi e comi por aí, é claro, mas não saiu de nenhum lugar específico. Bem simples, mas já é um começo. :) Segundo a minha mãe, pelo menos eu sou criativa para escolher as receitas. ;)

Beijos e espero que gostem dessa!

brownie-de-gro-de-bico_25043998923_o (2)

 

 

 

 

Anúncios

16 comentários sobre “Brownie saudável: um ingrediente surpresa

  1. Sônia disse:

    Parabéns pela receita e pela matéria. Adorei! Mas tb gosto de sentir o açúcar. Muito legal o grão de bico cozido virar uma massa de doce! Tenho certeza que ficou bom. Se até o Jan aprovou. kkkk. Beijinhosss. 😍

    Curtir

  2. Chef Cássia disse:

    Ok, vamos lá!!!
    Eu to passada e engomada com a sua criatividade😱😱😱😱
    Sério , como Chef de cozinha eu as vezes vejo cada coisa e digo: ” isso não da certo, não combina ou algo do tipo”.
    Mas lendo o seu Post e vendo a sua capacidade de criar e inovar eu to salivando por ele.
    Está mais uma vez de PARABÉNS pela sua atitude e pela sua Paixão pelo que faz.
    Jamais deixe de postar suas “loucuras”, não importa se vão gostar ou fazer cara feia.
    Cozinhe e seja Feliz!!!!
    AMEI A RECEITA❤👌😘

    Curtir

    • diariodeprato disse:

      Oi, Cássia! Caramba, obrigada pelo seu comentário tão legal e carinhoso! :) Só que estou morrendo de vergonha, porque na verdade essa receita não é criação minha. Desculpa ter te feito pensar que era. :( Quem me dera ter essa criatividade toda… rsrs. Agora já corrigi lá no texto. Coloquei um item a mais nos “Extras sobre a receita” explicando de onde veio esta. ;)
      De qualquer forma, mais uma vez obrigada pelo carinho! :) Beijão pra vc!

      Curtir

  3. Laurita disse:

    Biiiaaaaa,
    Que Brownie mais lindo!! uma cara apetitosa!
    Não gosto também de coisas muito doces, adoro chocolates amargos, mas acredito
    que para essa receita farei essa caldinha. Deve dar o toque final e ficar bem saborosa né?
    Essa receita pretendo fazer também.
    Parabéns.

    Curtir

    • diariodeprato disse:

      Legal, Daniel!! Faz sim! :D Olha, eu adoro maple syrup e uso para várias coisas, mas para essa receita não sei se daria certo, porque ele é bem mais ralinho do que o melado – que eu tb não acho aqui – mas uso o “schenkstroop” para substituir. Vc conhece? Aqui tem em qualquer supermercado. Eles usam com tudo. Acho que deve ter aí na Bélgica também. Eu fiz o brownie com isso. Parece uma calda de caramelo bem grossinha (consistência de mel). Depois me conta. Fiquei curiosa. :) Beijos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s