Massa, pesto, camarão… melhor combinação!

Gente, sério. Quer uma comidinha especial e muito fácil de fazer para um almoço de sábado, por exemplo? Para tudo e vai fazer essa receita. Fica MUITO BOM. De verdade. Bem simples, mas é um dos meu pratos favoritos da vida. Acho que supera até a torta de alho-poró, que é o post mais visitado do blog até o momento. E leva também dois dos ingredientes dessa torta: alho-poró e champignons. Esses dois juntinhos, mais um molho incrível, clássico e fácil de fazer – não tem erro. Delícia garantida.

Já fizemos um monte de vezes aqui em casa e sempre dá certo, porque não tem como dar errado. Eu diria que a parte mais “difícil” é limpar e descascar o camarão, mas se isso já tiver sido feito antes, ou se você já comprar limpo, o preparo vai ser muito rápido e o resultado vai impressionar, sem dúvida.

O molho pesto é um caso de amor que eu tenho. Foi uma das primeiras coisas que preparei quando comecei a me aventurar na cozinha, depois de me mudar para a Holanda, e fiquei toda orgulhosa de poder dizer “eu que fiz”. Ele é um molho cru, à base de manjericão, originário da cidade de Gênova, na região norte da Itália. E o legal desse molho é que ele serve não só para massas, mas também para colocar sobre um franguinho, peixe, saladas, passar em torradas, fazer sanduíche, ou até – acabei de ter essa ideia – despejar um monte sobre legumes grelhados, cozidos ou assados, como batatas ou abobrinhas, por exemplo. Vai bem com tudo! Então, guardem essa receita, mesmo se não forem fazer o prato completo. Vale a pena. :)

As quantidades que vou colocar aqui embaixo são as que eu utilizo sempre para fazer uma refeição para duas pessoas, sendo que uma delas come bastante (o Jan, claro). O molho rende esse potinho de 360 ml quase cheio, da foto acima. Para o macarrão, eu compro um pacotinho de 250 g de massa fresca (não sei se a medida seria a mesma para a massa seca). Nesse dia em que tirei as fotos era um tagliatelle colorido. Então, sinta-se livre para aumentar ou diminuir a quantidade de massa, camarão e molho, de acordo com o tamanho da sua vontade, fome, família, panela etc.

Ingredientes do pesto

  • 2 xícaras de manjericão
  • 2 dentes de alho sem o miolo
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ou pecorino
  • 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
  • 1/2 xícara de nozes picadas, castanhas ou pinolis
  • sal a gosto

Demais ingredientes

  • 250 g de massa da sua preferência
  • 225 g de camarão (depois de limpo)
  • 1 alho-poró
  • 1 cebola roxa
  • 250 g de cogumelos paris ou castanhos (ou em conserva)
  • 1 dente de alho
  • sal a gosto
  • óleo ou azeite para fritar o camarão
  • queijo parmesão ralado para salpicar no prato

Modo de preparo

Para o molho, basta lavar o manjericão, secar bem e colocar no processador de alimentos (ou mixer, ou liquidificador) junto aos outros ingredientes. Triture até que fique um molho bem grossinho e bonito. Se preferir mais ralo, coloque um pouco mais de azeite e bata bastante. Eu gosto dele mais cremoso e de sentir ainda uns pedacinhos. Reserve.

Tempere o camarão com alho amassado e um pouquinho de sal. Fatie o alho-poró, a cebola e os cogumelos. Se não encontrar cogumelos frescos (aqui é o paraíso deles: bons e baratos, mas no Brasil sei que é meio difícil de encontrar), pode colocar champignons em conserva. Não são tão gostosos quanto os primeiros, mas deve ficar bom também. Reserve. Leia no pacote as instruções de preparo da massa e coloque na água fervendo com um pouco de sal. Numa panela, frite os camarões em um fiozinho de azeite por uns 5 minutos mais ou menos.

pesto-e-caixote-n7_25845619681_o (2)

Depois, acrescente o alho-poró, a cebola, os cogumelos e vá mexendo de vez em quando, até que murchem um pouco.

20160117_174320 (2)

Acrescente então o molho pesto e misture bem. Não vai ficar bonito, mas o cheirinho já vai estar te deixando louco para atacar isso tudo.

pesto-e-camaro_24530981736_o (2)

Deixe o molho aquecer um pouco, prove, acerte o sal, desligue o fogo, escorra a massa e aí você tem duas opções: ou despeja o macarrão na panela do molho e mistura tudo, ou serve a massa no prato e joga o molho com os camarões por cima. Eu prefiro a primeira opção, apesar de não ficar tão bonito, como se pode ver abaixo… Mas o que importa é o sabor. Salpique um queijinho parmesão ralado por cima e está pronto! É só se esbaldar!

pesto-e-caixote-n7_25819799752_o (2)

Extras sobre a receita

  • Caso não queira fazer a receita completa, só o macarrão com pesto também já é uma opção maravilhosa.
  • Tirar só o camarão dos ingredientes, também é uma boa ideia para os vegetarianos.
  • Já fazemos essa receita há tanto tempo, que não lembro mais onde a encontrei.
  • Existem inúmeras variações de pesto: de rúcula, de agrião, salsinha etc. O tradicional é feito com manjericão, mas tenho vontade de provar os outros também.
  • A versão de molho pesto que vende pronta no supermercado, em vidrinhos, eu já comprei uma vez para experimentar, mas não gostei nem um pouco. Além de ser muito salgado e ter vários aditivos, o sabor nem se compara a esse fresquinho, feito na hora, em menos de 5 minutos.
  • O pesto tradicional leva pinoli, em vez de nozes, e deve ser feito num pilão de pedra, em vez de processador de alimentos. Daí vem o nome dele, já que “pestare”, em italiano, significa triturar, moer. Da primeira vez eu fiz no pilão, só porque achava legal, mas num processador ou mixer ele fica pronto bem mais rápido e não notei grande diferença no sabor.
  • Quanto ao pinoli, trata-se de uma oleaginosa um pouquinho maior que um amendoim, meio compridinho, de cor clara e muito gostoso. Mas eu nunca usei para o pesto, pois um pouquinho de nada já custa o olho da cara. Com nozes ou castanhas-do-pará o resultado também fica maravilhoso. E para fazer um bom pesto, o importante mesmo é ter manjericão fresco, um bom queijo parmesão ou pecorino ralados na hora e azeite de oliva extra virgem.

pesto-e-camaro_24530969156_o (2)

Beijos e espero que gostem! :)

 

 

 

 

Anúncios

12 comentários sobre “Massa, pesto, camarão… melhor combinação!

  1. Sônia disse:

    Bia isso é covardia!!! Queria um prato desse prontinho aqui agora. Só fez aumentar minha fome.kkkk Até pq já conheço bem o sabor. Amei qdo saboreamos aí. Inesquecível mesmo! muito bom! Parabéns pelas fotos. ficaram lindas. Beijinhos. ❤️

    Curtir

  2. VERONICA CASTRO disse:

    Eu adorei a facilidade de se fazer um molho tão gostoso e que nunca tinha imaginado combinar com o camarão. Sábado à noite promete. Valeu pela dica! Irei tentar aqui.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s