Cupcake de chocolate com café

Passei um tempo sumida aqui do querido bloguinho, mas estou de volta! Andei meio preocupada com o nosso momento político, que não está nada bom, e também com as minhas duas vovós, que resolveram ficar doentinhas ao mesmo tempo. Mas agora elas já estão melhorando, hoje é aniversário do meu paizão e o mundo merece esses cupcakes! Por isso, voltei. :)

Não que o mundo ainda não os tenha, já que eu vi essa receita num outro blog muito bom – o La Cucinetta – e a autora do blog, por sua vez, a viu num livro. Mas sempre vale a pena espalhar ainda mais por aí esses tesouros da humanidade. Sim, porque esses bolinhos são a coisa mais delicada e saborosa que eu já comi na vida! E mais fáceis e rápidos de fazer também. Com uma massa super levinha, fofíssima, com um sabor intenso de chocolate, que é ainda mais realçado pelo gostinho do café, e mais essa cobertura in-crí-vel por cima, que dá o toque final nessa pequena bomba de alegria comestível, qualquer mini-festinha improvisada se tornará inesquecível. Mesmo!

20160414_152651

Os ingredientes são bem simples e não tem mistério nenhum no preparo. A única coisa importante nesta receita é ser bem fiel às medidas, porque é uma massa beeeem levinha e acho que qualquer alteração nas quantidades pode afetar o resultado. Então, por via das dúvidas, eu segui tudo bem direitinho e ficou perfeito! Só alterei um pouquinho as medidas da cobertura, mas também deu muito certo. Já o tempo para assar vai depender de cada forno. Dá para ter uma ideia, mas o jeito é ir vendo pelo cheiro e testando com o palitinho.

A framboesa em cima foi só para ficar bonito, mas no final das contas eu adorei o contraste do azedinho dela com o doce da ganache e acho que vou colocar sempre. Se não for framboesa vai ser morango, uma uvinha, amora, ou qualquer outra fruta azedinha e bonita. Para decorar eu também usei – pela primeira vez na vida – um bico de confeiteiro. Adorei o resultado! Ficou igual a doce de histórias em quadrinhos ou livros infantis. Adorei!

Ingredientes da massa

  • 1/4 de xícara de cacau em pó
  • 1 xícara + 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 e 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1 ovo grande
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de leite integral
  • 1/3 de xícara de café forte ou expresso (já pronto e já frio)
  • 1/2 xícara (100 g) de manteiga sem sal derretida

Ingredientes da cobertura

  • 170 g de chocolate meio-amargo (eu usei um com 58% de cacau)
  • 3/4 de xícara de creme de leite fresco
  • 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal
  • framboesas ou moranguinhos ou qualquer outra coisa para decorar (opcional)

Modo de preparo

Comece derretendo a manteiga para ela já ir esfriando enquanto você prepara Snapchat-8313041614448480904as outras coisas. Preaqueça o forno a 180°. Deixe as forminhas de cupcake já preparadas. É importante usar as de papel (ou de silicone), em vez de fazer direto na formona, porque os bolinhos saem super frágeis do forno, muito molinhos, e elas ajudam bastante a desenformar.

Peneire numa vasilha a farinha, o cacau, o sal, o bicarbonato e misture tudo. Num outro recipiente, misture o ovo (sem a pelinha que envolve a gema) e os açúcares com um fouet até ficar homogêneo. Junte a essa mistura o leite, o café e a manteiga derretida – todos em temperatura ambiente. Misture. Acrescente então os ingredientes secos e misture mais um pouco, só até que tudo fique novamente homogêneo.

Encha as forminhas até 3/4 da capacidade e asse por mais ou menos 15 minutos, ou até que o palito saia limpo do meio do bolinho, quando for fazer o teste. Os meus precisaram de 18 minutos no forno. Depois, deixe-os esfriar ainda na forma por 10 minutos e em seguida transfira-os para uma grade para terminarem de esfriar.

Tente resistir à tentação e vá fazer a cobertura, pois só assim a alegria será completa. Coloque o chocolate já picadinho numa vasilha e derreta em banho maria, mexendo de vez em quando. Dá para derreter também levando ao microondas e mexendo de 30 em 30 segundos. Tire do fogo. Aqueça um pouquinho o creme de leite e acrescente ao chocolate, mexendo bem com o fouet.

IMG_20160414_121618

Junte então a manteiga e mexa mais um pouco, até que ela fique totalmente incorporada. Deixe firmar um pouco na geladeira (20 a 30 minutos) para poder espalhar sobre os bolinhos. Para isso, utilize uma colher ou um bico de confeiteiro. Capriche neste momento e não economize em gostosura! Eu caprichei tanto que depois precisei fazer um pouco mais de cobertura. rsrs. Fica MUITO bom! Divirta-se.

20160416_13112020160414_150233 (2)20160416_131702

Extras sobre a receita

  • Os bolinhos não crescem muito. Eles ficam achatados no topo e isso é ótimo na hora de confeitar.
  • A receita rende 12 cupcakes.
  • Eles ficam bem amarguinhos e, por isso, PRECISAM do doce da cobertura para trazer felicidade.
  • Não decore com eles ainda quentes. Vai derreter a ganache e perder todo o charme.
  • Se não for comer todos no mesmo dia, guarde-os na geladeira numa vasilha fechada. A cobertura vai endurecer, mas vai continuar gostosa. Na geladeira acho que eles ainda duram mais alguns dias, mas os meus não duraram, porque eu comi. hehe. Os seus também não vão durar… tenho certeza.

20160414_152651 (2)

Beijos e espero que gostem! :)

Anúncios

7 comentários sobre “Cupcake de chocolate com café

  1. Jeziel Medeiros disse:

    Voltou em grande estilo! Água na boca! É isso que tenho pra comentar, estes cupcakes são uma belezura, e estas framboesas neles, devem dar um toque especial na experiência de degusta-los.

    Curtir

  2. Laurita disse:

    Uauuuuu! Babei aqui. Rs
    deve ser saboroso com estes ingredientes maravilhosos.
    Já imaginei isso td com aquele chantily delicioso. Nossa!!! A maldade seria completa. Kkkk
    Parabéns Biinha.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s