Taco mexicano – rápido e fácil

Aprendi esta receita com uma amiga mexicana muito querida, a Julieta, que também mora aqui na Holanda e trouxe um pouquinho do México para minha vida com esses tacos deliciosos. Depois que ela esteve aqui em casa e fizemos juntas uma vez, passei a fazer sempre, toda vez que dá vontade de um lanchinho diferente e gostoso, mas que não dê muito trabalho.

A receita que vou postar aqui, portanto, não é das tortilhas em si, que tomam bastante tempo para fazer, mas sim do recheio. A base crocante do taco eu costumo comprar pronta no supermercado, pois não é tão cara e é fácil de encontrar, tanto aqui quanto aí no Brasil. E, no mundo dos industrializados, essa não é a pior coisa para se comprar pronta, já que normalmente só tem 4 ingredientes na composição: farinha de milho, água, sal e óleo de girassol. Nada de conservantes, corantes, aromatizantes etc. Ótimo. Facilita a vida, mas sem o “lado ruim” da facilidade.

Mas a ideia de fazer os tacos nesse dia em que a Julieta esteve aqui surgiu porque fomos visitar um moinho que tem aqui perto de casa e encontramos farinha de milho na lojinha lá de dentro. Como essa farinha é um pouco difícil de achar por aqui e também um pouco cara, compramos logo um estoque – o preço até que estava bom – e resolvemos fazer os tacos completos naquele dia. Passamos então no mercado, compramos o resto dos ingredientes e começou a produção das tortilhas! Farinha de milho, farinha de trigo, água, sal, amassa, sova, mais farinha, prova, abre, achata, frita, grudou!, mais óleo, solta, raspa, próxima!, e assim foram se passando as horas, num agradável alvoroço e falatório latino-americano, do qual eu sinto sempre tanta falta aqui. E ao lado do fogão foi se formando uma montanha de tortilhas fresquinhas que virariam nossos deliciosos tacos.

Foi muito legal nesse dia, mas depois cadê a disposição para fazer as tortilhas sozinha ou com um ajudante trapalhão como o Jan? rsrs. Pulemos então essa parte e vamos direto ao recheio. Mas se alguém quiser fazer o “serviço completo”, achei uma receita da GNT que é bem parecida com a que a gente fez: clique aqui. Nesse caso, as tortilhas ficam bem maleáveis e aquele formato de taco você só forma na mão, na hora em que for comer, como na foto abaixo.

20150425_203829

Dito tudo isso e considerando que você já fez ou comprou as tortilhas, vamos ao que interessa. Receita do recheio e passo-a-passo para a montagem.

Ingredientes
(para duas pessoas, sendo que uma delas come muito)
  • 450g de peito de frango
  • 150g de bacon
  • 1 pimentão vermelho ou amarelo (ou os dois)
  • 1 cebola grande
  • 2 tomates médios (ou um punhado de tomatinhos cereja)
  • 1/2 pimenta dedo-de-moça sem as sementes (ou com, se quiser mais picante, ou sem pimenta nenhuma, caso não goste)
  • cebolinha verde picada (opcional)
  • 1/4 de xícara de molho de soja (shoyo)
  • 2 abacates pequenos bem madurinhos
  • 100 g de sour cream (caso não encontre para comprar, basta misturar 1 xíc. de creme de leite fresco gelado + 1 col. de sopa de suco de limão, deixar descansar por 30 minutos em temperatura ambiente e depois colocar na geladeira até a hora em que for usar. Ps. já vi também essa mesma receita sendo com creme de leite normal, sem o soro, mas nunca testei nenhuma das duas)
  • 3 colheres de sopa de leite (opcional)
  • 80 g mais ou menos de qualquer queijo branco que seja bem consistente, salgadinho, compacto e que quando você aperte entre os dedos ele se esfarele com facilidade
  • alface
  • pimenta do reino
  • sal a gosto (mas eu não uso, porque o bacon e o shoyo já são bem salgados)
  • molho de pimenta (eu uso aquele bem conhecido e fácil de achar, o Tabasco)
tacos-julieta_27166812840_o (2)

Comece picando o frango e o bacon em cubinhos bem pequenos. Não precisa temperar o frango, pois o shoyo e o bacon se encarregarão disso na panela. Pique também o pimentão, a cebola e os tomates em cubos médios. Frite o bacon em fogo baixo, para que ele vá soltando toda a gordura sem torrar muito rápido. Quando ele já estiver fritinho, mas não totalmente dourado e seco, retire com uma colher a gordura em excesso e descarte. Deixe só um pouquinho na panela para fritar os outros componentes do recheio. Junte então o frango em cubinhos ao bacon, aumente o fogo, e, depois que o frango começar a cozinhar e mudar de cor, junte a cebola, o pimentão e os tomates. Mantenha o fogo médio-alto. Quando os vegetais começarem a murchar, regue com o molho shoyo e misture para que tudo pegue sabor. Continue misturando de vez em quando, até que os vegetais já estejam bem murchinhos e o shoyo tenha reduzido completamente. Não fica nenhum caldo no recheio. E todo esse processo na panela dura cerca de 15 minutos. Tá pronto!

Os demais ingredientes são os acompanhamentos para colocar na hora de montar o taco. Tem duas opções: você pode cortar o abacate em cubinhos, esfarelar o queijo e levar tudo para mesa em potinhos separados, assim como o sour cream (misturado ao leite, caso queira uma pouco mais ralo) e as folhas de alface cortadas em pedaços pequenos, para ir montando os tacos na hora de comer. Fica ótimo, mas quando você morde vão caindo uns pedacinhos.

tacos-julieta_27166821360_o (2)

O outro jeito, que é o meu preferido e foi também ideia da Julieta, é amassar num potinho o abacate com um garfo, depois acrescentar o queijo esfarelado, o sour cream, pimenta do reino e misturar tudo. Você pode colocar também um pouquinho de leite, caso a mistura fique muito consistente. Assim, ela ficará um pouco mais fluida, facilitando a montagem do taco. Esta pastinha é deliciosa!

tacos-julieta_27166820530_o (2)

Com tudo isso pronto e caso você não tenha feito as tortilhas em casa, basta esquentá-las no forno, seguindo as orientações da embalagem (normalmente são 5 minutos), levar tudo para a mesa e começar a festa! Não esquecer o guardanapo, porque pode vira uma lambança. rsrsrs

O que vai para a mesa e como eu monto meus tacos

Resumindo, o que vai para a mesa são: as tortilhas saídas do forno; uma vasilha com o frango ainda quente; uma outra com alface; um pote com a misturinha do abacate/queijo/creme (ou potinhos separados); molho de pimenta; um prato e um guardanapo para cada pessoa. Garfo e faca às vezes também podem ser úteis.

tacos-julieta_27344169722_o (2)

Aí eu monto a conchinha assim: primeiro o frango, depois coloco umas gotinhas de Tabasco (o Jan, por exemplo, não gosta de pimenta, mas acho que sem ela perde 50% da graça), depois uma camada da pastinha de abacate – que cria um contraste fantástico com o ardor da pimenta – e por último a alface, que eu grudo na pastinha para não cair. Aí é só abocanhar e aproveitar. Delícia dos deuses! :D

Extras sobre a receita

  • Esta receita rende mais ou menos 12 tacos.
  • Acabei de ter essa ideia, mas acho que umas folhinhas de coentro, para finalizar o frango depois de pronto, dariam um toque ainda mais especial a essa receita. Não vejo a hora de fazer de novo para testar isso!
  • Talvez um pouco de milho misturado ao recheio do frango também fique muito bom.
  • É claro que essa é uma adaptação da receita mexicana, com os ingrediente que temos aqui na Holanda. No México, a Julieta utilizava um outro molho de pimenta, em vez do Tabasco, e um outro queijo, parecido com esse (witte kaas, aqui). E agora é hora dela ser adaptada também para o Brasil. :)

tacos-julieta_27409173156_o (2)

Beijos e espero que gostem!

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Taco mexicano – rápido e fácil

  1. Laurita disse:

    Adoroooo Tacos,
    Mas só fiz de carne, desse jeito deve ficar maravilhoso!
    A diferença no que costumo fazer também, é que não leva abacate e por cima
    coloco queijo, tomates cortados em tirinhas também.
    No próximo farei de frango.hummmmm!! fiquei aguada. rs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s