Eu sempre costumo dar uma segunda, terceira ou até décima chance aos alimentos de que não gosto. Volta e meia vou lá e provo de novo. Com os pimentões minha relação foi assim. Em alguns anos passou da aversão total ao amor profundo. :) Ok, com algumas restrições… Ainda não gosto do verde e também não gosto deles crus. Mas eles recheados com carne moída bem temperada e um queijinho derretido por cima ficaram simplesmente irresistíveis! Foi o melhor destino para um pimentão. Ou vários, porque dessa vez o universo conspirou para encher a minha cozinha deles: vieram uns vermelhos lindos no pacote de orgânicos por duas semanas seguidas e meus sogros ainda trouxeram vários dos verdes, lá da hortinha deles, quando vieram nos visitar.
Normalmente eu uso pimentão como uma pequena parte integrante de alguma receita maior, mas dessa vez resolvi que ELES seriam a receita. Dei uma pesquisada rápida no Google, me inspirei em algumas que tinha visto recentemente, e assim saiu essa receita super simples, fácil de fazer e saborosa – além de completamente “lowcarb”, para os que estão tentando seguir esta linha, com menos carboidratos no dia-a-dia. Foi uma jantinha perfeita! Pimentões recheados e uma salada para acompanhar. Então aí vai a receita.
Ingredientes
- pimentões (a quantidade varia de acordo com o tamanho deles; dessa vez eu usei 7, entre pequenos e médios)
- 400 g de carne moída
- 2 ovos cozidos
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- alcaparras ou azeitonas
- azeite
- sal
- pimenta-do-reino
- e outros temperinhos a gosto para a carne (usei um pouco de cominho, tomilho e alecrim secos)
- também opcional: pinguei umas gotinhas de limão sobre a carne, antes de cobrir com o queijo e levar ao forno
Modo de preparo
Pique a cebola e o alho em pedacinhos pequenos. Doure o alho no azeite, acrescente a cebola e, quando ela murchar, aumente o fogo para o máximo e coloque a carne moída. Tempere com pimenta-d0-reino e outras especiarias de que você goste. Eu usei cominho, tomilho e alecrim secos. O sal, deixe para colocar no final, para que a carne não perca muito líquido. Se mesmo assim juntar um pouco de água, espere secar e desligue. Não deixe a carne cozinhar por muito tempo, pois ainda vai ao forno e pode ficar muito seca. Por último, coloque o sal, as alcaparras ou azeitonas picadas, o ovo cozido picado, misture tudo e reserve.
Corte os pimentões ao meio e retire as sementes. Disponha-os lado a lado num recipiente que vá ao microondas, ainda sem o recheio, com a parte aberta virada para cima, regue-os com um fiozinho de azeite, coloque um pouquinho de sal, pimenta-do-reino e leve ao microondas, com uma tampa protetora cobrindo, até que eles amoleçam um pouco, mas não muito. No total, os meus devem ter ficado uns 6 minutos, mas sempre parando a cada 2 para dar uma olhada se já estavam no ponto.
Recheie então os pimentões com a carne moída, pingue umas gotinhas de limão por cima (opcional), cubra com o queijo de sua preferência (pode ser ralado ou em fatias) e leve ao forno preaquecido a 200° por mais ou menos 30 minutos. Se o seu forno tiver a função “grill”, ative-a nos últimos minutos para dourar o queijo. Sirva bem quentinho e aproveite! :)
Extras sobre a receita
- Talvez dê para pré-assar os pimentões direto no forno, em vez de utilizar o microondas como eu fiz. Mas não sei se corre o risco de torrar demais as beiradas, além de levar muito mais tempo.
- Se estiver com pressa e quiser uma receita ainda mais rápida, é só fazer a segunda parte também no microondas, em vez de levar ao forno. Deixe alguns minutinhos, até derreter o queijo e esquentar bem todo o conjunto. Tá pronto.
- Nesse dia eu não tinha pronto, mas deve ficar bom também fazer um molho de tomate bem grossinho e misturar à carne.
- Ervas frescas eu também não tinha, mas acredito que um pouco de salsinha, cebolinha ou manjericão também fiquem uma delícia no recheio.
- Usei um maçarico para tostar o queijo derretido depois que saiu do forno, pois esqueci de ligar o grill nos últimos minutos, mas também porque adoro esse gosto de queimadinho que ele deixa.
- Se puder escolher, dê preferência ao pimentão vermelho ou amarelo para esta receita, pois eles ficam bem mais adocicados e saborosos do que o verde.
Beijos e espero que gostem! :)
Que cores! Realmente convida a fazer uma refeição com eles! Agora é só manter o ritmo e seguir pra frente e avante com os pimentões… Inclusive os verdes, que na verdade são maduros.
CurtirCurtir
Os verdes são maduros? :o rsrs Isso eu não sabia. Gostei! :) Beijão, dindo!
CurtirCurtir
Ficou lindo o prato, atrativo e convidativo. Mas, vou confessar pimentão não é meu forte.
Saudades…
beijinhos, Jaque
CurtirCurtir
Eu também não sou muito fã de pimentão, não, Jaque. Mas esse, confesso que me conquistou! haha! Saudades tb!!! Beijinhos!
CurtirCurtir
Que lindo Bia,
eu adoro pimentões de todas as cores, mesmo cru.
E esses realmente ficaram bem apetitosos, vou fazer qualquer dia com certeza.
Bjs
CurtirCurtir
Então você vai adorar, dinda! Se até eu que não gosto muito deles, nessa receita eu gostei… rsrs. Beijinhos!!!
CurtirCurtir
Bonito prato! Já fiz pimentão recheado quando não existia os coloridos. Era mais trabalhoso porque tirava-se a pele do pimentão por achar que era indigesta. Havia duas técnicas, dar uma chamuscada com muito cuidado para não danificá-lo ou mergulhar na água fervente. A pele enrugava e com uma faquinha de ponta fina e bem afiada era retirada.
CurtirCurtir
Caramba, Maria Lucia! Essa era mais trabalhosa mesmo. Não sei se eu teria essa habilidade toda. rsrs. Mas devia ficar gostosa também, apesar de eu não ser assim tão fã do pimentão verde. Bjs!!! :)
CurtirCurtir
MMMMMMMMMM gostoso!!!! Eu comer muito:)
CurtirCurtir