Vegetais caramelizados na manteiga e mostarda

Que tal comer aquela cenourinha do dia-a-dia de um jeito diferente? E talvez ainda experimentar um vegetal não muito popular, como o funcho, por exemplo? E ainda dar uma chance para a tão rejeitada beterraba mostrar que pode ser gostosa? Essa é a receita! Provavelmente a mais simples e a mais fácil que já postei nesse blog até hoje, já que consiste, basicamente, em fatiar legumes e misturar manteiga, mostarda e uns temperinhos. É só isso. E o resultado não tem nem como explicar…

Confesso que não sou uma grande admiradora nem de beterraba, nem de cenoura e muito menos do funcho quando crus, mas com essa combinação de manteiga, mostarda, ervinhas e forno, eles vão para um outro patamar de gostosura. E o funcho, que é o que menos aprecio, nessa receita é o meu favorito! Fica incrivelmente macio, com as pontinhas crocantes e um sabor suave, que nem de longe lembra o gosto de anis que ele tem cru – e que eu odeio. Então, caso se depare com esses queridinhos no hortifruti, coloque-os na sacola e experimente essa receita.

legumes-com-manteiga-e-mostarda_30453837900_o-2

Ingredientes

  • 5 cenouras médias
  • 2 funchos médios
  • 3 beterrabas médias
  • 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
  • 1 e 1/2 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa rasa de sementes de coentro moídas
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher de sopa de endro (opcional)

Modo de preparo

legumes-com-manteiga-e-mostarda_30666280571_oCorte as cenouras ao comprido em 4 partes, ou 8, caso sejam muito grossas. Corte as beterrabas ao meio e depois em fatias de mais ou menos 1 cm de espessura. Corte e descarte os talos dos funchos. Depois, corte-os no sentido dos talos em fatias de 1 cm também, como na foto ao lado. Disponha as cenouras e funchos numa assadeira, e em uma outra, coloque as beterrabas, para que elas não manchem os outros com sua linda cor.

Preaqueça o forno a 220°C. Num potinho, misture a manteiga com o restante dos ingredientes (menos o endro). Eu derreto um pouco a manteiga no microondas para facilitar esse processo. Depois, em contato com a mostarda gelada, ela volta a engrossar e vira uma pastinha. Distribua esta mistura sobre os vegetais, lambuzando-os por todos os lados. É a manteiga que vai garantir que eles fiquem lindos e caramelizados. Tente fazer com que todos os pedaços estejam em contato com o fundo da assadeira.

legumes-com-manteiga-e-mostarda_30122440384_o-2

Da última vez que eu fiz, utilizei também alho-poró, mas ele assa mais rápido que os outros, dificultando um pouco o processo. Mas vale a foto para ilustrar. Leve ao forno por 40 minutos, girando as assadeiras na metade do tempo, e remexendo um pouco os vegetais, para que assem igualmente de todos os lados.

Antes de servir, caso goste ou queira experimentar, salpique um pouco de endro fresco ou seco sobre os legumes. Eles ficam deliciosos como acompanhamento para um salmão grelhado, por exemplo, ou, servidos com cuscuz marroquino, também viram um delicioso prato principal vegetariano. Beleza não é muito o forte desse prato, como se pode ver nas fotos abaixo, mas o sabor é surpreendente e compensa com louvor esse pequeno defeito estético. ;) É só aproveitar!

legumed_30638456242_o-2legumed_30123053134_o-4

Extras sobre a receita

  • Eu peguei esta receita no site The Kitchen Chronicles, mas coloquei nos ingredientes as quantidades médias que eu costumo usar, sempre que faço esse prato aqui em casa. Caso queira ver a receita original e conhecer o blog, que é muito legal, clique aqui.
  • A mostarda que eles indicam é a Dijon, mas acho que com qualquer mostarda dessas mais fortes deve ficar ótimo. Eu gosto de usar aquelas que vêm com as sementinhas, pois acho uma delícia mordê-las e o sabor é bem marcante.
  • As sementes de coentro costumam ser vendidas em feiras, lojas de produtos naturais, ou empórios de especiarias. São fáceis de ser encontradas e têm um sabor refrescante que dá um toque todo especial a este prato. O gosto não tem absolutamente nada a ver com o das folhas do coentro. É completamente diferente. Então, caso você não goste das folhas, pode provar as sementes sem medo.
  • Já o endro (ou “dill”) é uma ervinha que pode ser usada fresca ou seca, mas não sei se é fácil de encontrar no Brasil. Acredito que sim. Eu uso ele seco. Fresco, costuma ser um pouco mais forte e é bom usar um pouco menos. Ele dá um gostinho ótimo, meio adocicado, mas confesso que não faz tanta falta na finalização do prato. Já fiz várias vezes sem ele, pois quase sempre esqueço e o resultado é sempre delicioso do mesmo jeito.
  • O funcho também é conhecido como erva-doce. E o tal dill, mencionado acima, também lembra muito as folhinhas do funcho.
  • Da próxima vez que eu fizer, vou tentar assar batatas também, fatiadas da mesma forma que as beterrabas. Acho que elas também devem combinar muito com mostarda e manteiga, não? Se alguém quiser testar antes me avisa, ok?

Beijos e espero que gostem! :)

Anúncios

8 comentários sobre “Vegetais caramelizados na manteiga e mostarda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s