Sobre mim e o blog

Beatriz Gurgel de Medeiros

Sou brasileira, carioca, publicitária de formação, trinta e poucos anos, conheci um holandês na Patagônia, me apaixonei e em 2013 vim morar na Holanda, onde tenho descoberto a paixão pela gastronomia, dentre tantas outras coisas. Amo acima de tudo ler bons livros, viajar, cozinhar e comer. No primeiro post de todos, explico melhor como comecei a gostar de culinária.

Sobre o blog

A vontade maior de começar o Diário de Prato, em janeiro de 2016, veio porque eu estava muito curiosa e empolgada sobre um novo sistema de “fazer as compras da semana” que adotamos aqui em casa. É assim: você paga um valor semanal, 8 euros, e recebe toda sexta-feira uma caixa de vegetais orgânicos variados, de produtores locais, para comer durante a semana. Mas o mais legal, além de ter legumes e verduras fresquinhos e saborosos, é que você não pode escolher o que vem na caixa. É surpresa!

A ideia era, então, ir registrando e compartilhando aqui a minha experiência semanal com isso, colocando as melhores receitas (entre outras), os vegetais desconhecidos e tudo o mais. Fiz assim até o caixote de número nove e foi muito legal. Depois, fui perdendo o interesse em escrever sobre isso toda semana, pois começou a se tornar um pouco repetitivo. Continuamos, porém, até hoje com esse sistema e estamos muito satisfeitos. É uma delícia ter sempre à mão vegetais orgânicos fresquinhos para cozinhar. Quem tiver interesse neste assunto, pode ler os posts da categoria Caixotes Semanais. No Snapchat (diariodeprato) também continuo mostrando em vídeos, toda sexta-feira, o que vem em cada caixote.

Decidi, então, continuar o blog focando apenas nas receitas, que é, na verdade, o que eu mais gosto de fazer e o que mais me inspira. Toda vez que faço uma comidinha que dá super certo, ou uma sobremesa gostosa, venho correndo pra cá e sento para escrever e compartilhar tudo, passo-a-passo, e com muitas fotos, que descobri também adorar fazer.

As receitas são bem variadas: muitas são vegetarianas, outras de sobremesas, doces, muito chocolate, comidas de outras partes do mundo (adoro!) e muitas outras delícias que vou testando, provando, aprovando e compartilhando. E acho que é essa a ideia do blog: postar tudo o que eu tenho feito de bom  e bonito na cozinha.

Ultimamente, por causa do blog, também tenho lido bastante sobre alimentação – não só receitas, mas tudo que envolve este tema – e um conceito muito simples e muito “esquecido” conquistou o meu coração: é o de comida de verdade. Para mim faz todo o sentido. Uma alimentação saudável não se  faz pela contagem de calorias de cada prato, nem com dietas sem-glutem-sem-lactose vazias. Pois se a pessoa continua consumindo milhões de produtos industrializados, ultraprocessados, comidas prontas, que são alimentos cheios de aditivos químicos, sal, açúcar e gorduras da pior qualidade, ela continua se alimentando mal.

Comida de verdade é aquela preparada por nós, em casa, com dedicação, carinho, muito amor, e não pela indústria alimentícia ou grandes corporações. Porque estas só visam o lucro e não se importam nem um pouco com a nossa saúde, apesar das máscaras “saudáveis” de alguns produtos, como a margarina, por exemplo. E só o fato de estar mais consciente sobre tudo isso já tem mudado completamente a forma como me alimento, como escolho o que comprar no mercado e como cozinho.

Nesse blog, no entanto, não pretendo ficar discursando sobre o que acho certo ou errado comer. Até porque, se a receita está aqui, é porque é comida de verdade. :) Não vou dizer também que eliminei 100% dos produtos “maléficos” da minha vida. Isso é um processo lento. Mas só por estar cada vez mais preparando o meu próprio alimento, em vez de comprá-lo pronto, cozinhando mais, em vez de usar misturas prontas para isso e aquilo, já me sinto bem mais próxima do que seria uma boa alimentação.

Redes sociais

Aqui embaixo, listei as redes sociais em que estou sempre presente, levando o Diário de Prato para além do blog. Se quiser me acompanhar também por elas, é só clicar nos nomes em rosa e depois seguir. Vou ficar muito feliz! :)

Instagram@diariodeprato – Essa é a minha rede social favorita (segunda, porque agora a favorita é o Snapchat :). O Instagram é onde compartilho fotos lindas das minhas “obras de arte” na cozinha ;). E também belezuras de restaurantes etc. Adoro! Nem tudo o que eu posto lá, posto aqui no blog também. Lá compartilho algumas receitinhas mais simplificadas de vez em quando.

Snapchatdiariodeprato – O snap é o meu segundo aplicativo favorito. Mas esse não dá para adicionar clicando aqui. Só mesmo entrando nele, pelo celular, e digitando o nome diariodeprato na busca. Lá eu posto quase que diariamente videos curtos com coisas do dia-a-dia, algum prato que eu esteja fazendo, um passeio de bicicleta, algum lugar bonito por onde eu esteja passando e muitas curiosidades sobre a vida na Holanda.

Facebook – facebook.com/diariodeprato – O face é meio que uma junção de todas as outras redes. Compartilho de tudo por lá. Posto também links para artigos ou vídeos sobre alimentação que eu tenha achado interessantes.

Pinterest www.pinterest.com/diariodeprato – O Pinterest é uma forma muito legal de você sair salvando em pastas específicas tudo o que te interessar na web. Sempre que me deparo com receitas legais por aí a fora vou salvando nas minhas pastinhas do Pinterest. Tem pasta de doces, de salgados, receitas vegetarianas, aperitivos, pastinhas, técnicas culinárias e muitas outras. Adoro!

Youtube Diário de Prato – No Youtube ficam reunidos os filminhos que fiz apresentando os vegetais orgânicos da semana. Mas quando eu deixar de ser preguiçosa vou fazer vídeos com as receitas também. rsrs.

Twitter@diariodeprato – Na verdade o Twitter eu não uso tanto. É mais para divulgar quando tem post novo no blog ou compartilhar fotos do Instagram.

É isso. Beijos e espero que gostem!

*[Foto do título: foto despretensiosa na cozinha da minha vó, a uns anos atrás, com os apetrechos de chef da minha prima. Acho que combina com o blog. :) Foto abaixo: foi no outono do ano passado, 2015, em Leiden, uma linda cidadezinha aqui na Holanda.]

 20150911_131800 (2)

18 comentários sobre “Sobre mim e o blog

  1. maria cristina coslovski disse:

    Parabéns Bia comecei acompanhar teu Blog e adorei a tua maneira de escrever, simples, gostosa de de se ler. Espero poder acompanhar tuas aventuras gastrônomicas. Bjus.

    Curtir

    • diariodeprato disse:

      Muita saudade de você também, Fernanda!!! :) Essa foto deve ter uns 2 anos. Tirei de palhaçada, com os apetrechos da minha prima, que estava fazendo um curso de gastronomia. Mas acho que combina com o blog. rs. Beijinhos! <3

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s